Blog

8 Características de um bom indicador

Quer saber as principais características de um bom indicador? Então vem com a gente, porque no post de hoje vamos falar sobre isso!

Já sabemos que um profissional ou uma empresa podem acompanhar a performance das suas atividades e o sucesso de suas estratégias utilizando KPIs. E esse monitoramento é muito importante porque dá a possibilidade de verificarmos o que está ou não funcionando e assim analisarmos melhor nossas estratégias e resultados.

A escolha de indicadores errados, apresentará desempenhos errados e consequentemente a tomada de decisão e as estratégias adotadas serão equivocadas.

Para que você não passe por essa situação e acerte na escolha dos seus indicadores, vamos apresentar as principais características de um bom indicador. Confira!

1. Objetividade

O indicador deve ter um objetivo claro e apresentar de forma direta e simples a situação analisada por ele.

2. Simplicidade

O indicador deve ser simples, buscar as informações nas fontes de dados e analisá-las e ser fácil de se calcular.

3. Confiabilidade

O indicador deve ser relevante para o negócio e por isso precisa ser baseado em fontes de dados confiáveis.

4. Assiduidade

É aconselhável que o indicador possa ser medido com certa frequência, já que é importante esse monitoramento para se saber se a atividade está funcionando ou não.

5. Clareza

O indicador deve ser facilmente compreendido por todos os colaboradores que o utilizam.

6. Validade

O indicador deve cumprir a missão de identificar as situações que precisam ser melhoradas para a tomada de decisão rápida e correta pelos gestores.

7. Sensibilidade

O indicador deve ser capaz de identificar os problemas que foi designado a sinalizar.

8. Baixo custo

Os indicadores com custo muito elevado, dificultam sua execução.

Além de todas essas características, os seus colaboradores devem ser engajados com a possibilidade de utilização de KPIs para o monitoramento de suas atividades. Por isso, estimule os seus colaboradores a utilizarem os indicadores de maneira constante e compromissada.

Esperamos que nossas dicas sobre indicadores (KPIs) tenham sido úteis para você.

Quer continuar acompanhando conteúdos interessantes como esse? Então, fique com a gente, nos siga nas redes sociais LinkedIn, Facebook e Instagram ou assine nosso canal no Youtube. Assim, você não vai perder nenhuma novidade!

Nos vemos em breve!.

×