O ChatGPT é literalmente um chat, onde o usuário consegue conversar com o algoritmo de forma direta. Por enquanto, ele está disponível gratuitamente, e você consegue acessá-lo clicando aqui e se inscrevendo no site.
Essa tecnologia foi criada com técnicas da Inteligência Artificial e de aprendizado de máquinas (ou machine learning, em inglês). Ela utiliza também de uma técnica conhecida como ajuste fino (ou fine-tuning, em inglês), que antecipa quais palavras ou tópicos devem surgir na conversa com base no que já foi trocado até então.
Por que ele chama tanta atenção?
Recentemente, foi liberado seu uso de forma gratuita para qualquer usuário da internet testar, e em menos de uma semana o robô já teve mais de 1 milhão de interações com pessoas. Por isso, virou assunto nas redes sociais.
Entretanto, logicamente, um chatbot como o ChatGPT não é nenhuma novidade no mundo da tecnologia. Esse algoritmo já existe desde 2018 mas, recentemente, recebeu um update no seu algoritmo.
A grande sacada foi justamente ele ter sido colocado em formato de chat, de forma que cada pergunta mandada a ele terá como base o histórico do chat com aquele usuário para desenvolver respostas que se personalizam cada vez mais, quase tão natural quanto um ser humano, conectando uma informação à outra, criando ajustes conforme a conversa vai evoluindo.
E é aí que mora o receio e o estranhamento de usuários: todos sabemos que estamos lidando com um robô, e não uma pessoa, mas até onde essa tecnologia pode ir?
Onde ele é recomendado?
O ChatGPT é um aplicativo com inteligência artificial que pode entender e responder a conversas humanas. Tem o potencial de revolucionar o atendimento ao cliente, as vendas, o marketing e até mesmo as comunicações internas.
O ChatGPT usa a tecnologia de linguagem natural (NLP) para processar as conversas do usuário e gerar respostas altamente precisas em tempo real. Isso o torna ideal para cenários em que é necessária uma experiência de conversação em nível humano, mas não é viável ou econômico ter pessoas reais gerenciando o centro de contato ou a linha de atendimento ao cliente.
O ChatGPT pode ser usado em vários casos de uso, como automação de suporte ao cliente, geração automatizada de leads para equipes de vendas e fornecimento de informações gerais sobre produtos para clientes.
Com a interface inteligente do ChatGPT, os usuários podem fornecer respostas detalhadas para consultas complexas sem a necessidade de nenhuma entrada adicional de humanos.
Conclusão
O ChatGPT causou muita especulação desde que foi lançado.
Mas fato é que essa novidade abriu discussões para o mercado, como os limites éticos da tecnologia e a possibilidade de substituição de mão de obra humana nas empresas.
Por isso, vale seguir acompanhando as atualizações sobre o tema e, claro, testar a ferramenta para se familiarizar com essa tecnologia.
Gostou da ferramenta? Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco e agende um bate-papo com um dos nossos especialistas!